Publicado por: Gladis Maia | 25/06/2009

BOA VIAGEM, DONA NADYR, ATÉ QUALQUER DIA!

À esquerda, Nadyr Xavier Maia, em uma excursão da APAE de Triunfo/RS

À esquerda, Nadyr Xavier Maia, em uma excursão da APAE de Triunfo/RS

por Gladis Maia

Levas contigo toda a nossa saudade, que dói muito, ao não termos mais ao nosso alcance, em carne e osso, aquela pequena-grande-mãe-sempre-presente. Na alegria e na dor!

Mas, como somos muito mais do que alguns litros de sangue e um punhado de vísceras, Mãe, estarás conosco para todo o sempre, encravada nos nossos corações e nas nossas almas.

Se houve um contratempo durante tua passagem pela Terra, seria o de não te chamares Maria, para ter sido homenageada tantas vezes, como mereces, pelos poetas que cantam com ternura e amor as mulheres que foram como tu: Maria de rezar, de prosear, de cozer, com “Z” e com “S”, de bordar, de tricotar, de cantar, de dançar, de crochetar,de  lavar, acalentar, embalar, consolar, administrar, presidir, chorar, gargalhar, plantar,viajar, comerciar e fazer rir…

De herança nos deixaste, com a participação do seu Emigdio, as noções: de hombridade, honestidade, fraternidade, alegria, compaixão, celebração, profissionalismo, cidadania, amor, bem-querença e fé no presente, no porvir e no outro.

Foste uma mulher exemplável, forte sem ser rude, altiva sem arrogância e verdadeira, doesse em quem doesse!

Como poucas pessoas, acreditaste que todos somos um, iguais, feitos da mesma matéria e energia, não só perante a lei, mas na mente e no coração.

Talvez a semente que melhor tenha germinado – das tantas que plantaste – tenha sido a criação da APAE de Triunfo, em épocas pedregosas, de muito preconceito, tanto dos pais dos excepcionais, filhos tão especiais que Deus lhes confiou, que tinham vergonha dos filhos e os traziam escondidos nos seus quartos, como dos ditos “normais” que os menosprezavam. Estiveste à vanguarda da Inclusão, hoje praticada por todas as pessoas éticas, pelos politicamente corretos e lema de bandeira a meio-pau espraiada pela Educação brasileira…

Ao final da tua longa vida, às vésperas dos teus 87 anos, mesmo em meio a dores lancinantes, sempre tiveste um sorriso, uma palavra de carinho para quem te tratou e visitou – profissional ou não – durante a tua preparação para a Volta ao Lar. E a todas essas pessoas fica a nossa gratidão, o nosso respeito, a nossa admiração, o nosso reconhecimento. Obrigada Eliane, nossa secretária.

Agradecemos ao Secretário da Saúde, pelos serviços prestados com excelência e deixamos um abraço muito caloroso ao Divo, ao Miro e ao médico Samuel do PSF e sua equipe de enfermagem.

Agradecemos a todo o corpo clínico do Hospital Santa Rita, aonde fomos tão bem atendidos. Um abraço especial a dois de seus médicos: Pedrinho e Fonseca. Um beijo no coração de cada um dos anjos brancos – técnicos e enfermeiras – que sustentam com profissionalismo, tenacidade, atenção e amor o trabalho ali desenvolvido, sobrando sempre tempo, em meio às múltiplas tarefas, para uma palavra de consolo, de carinho, um sorriso, um gesto piedoso.

Obrigada a todas as pessoas que fizeram suas preces por nossa mãe, junto dela ou nas rodas de orações, católicas ou espíritas. Que Deus as proteja, hoje e sempre, para continuarem fazendo o mesmo por muitos outros próximos.

Adeus mãe, aonde estiveres, em meio a Luz que temos a certeza que te cobre, olha por nós, teus filhos, netos e bisnetos.

Egidio e Francisca, Edinho e Tânia, Gladis e Cli, Beti e Beto, Karina, Tiago, Caruline e Andrezinho, Diego e Franci, Gabriela e Vicente , Duda e Renan, Nicole, Ana Carolina, Teca, Guria e o bebê que está a caminho em Floripa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: