Publicado por: Gladis Maia | 24/04/2009

Só quem pode chorar e rir bem está vivo

 057

Gladis Maia

 

 É melhor ser alegre, que ser triste/ A alegria é a melhor coisa que existe / É assim como a luz no coração…/ Vinicius de Moraes, in Samba da Canção. 

                                                                    

Já está comprovado que o bom-humor e a alegria fazem bem a saúde. Além de interferir de forma positiva nos sistemas respiratório, circulatório e imunológico esse estado de ânimo interfere na produção de endorfina.

 

O presente mais valioso que a natureza deu aos homens, a endorfina, é conhecida mundialmente como um hormônio antiestresse, que alivia as dores naturalmente. Isso ocorre porque ela é secretada quando nos sentimos debilitados ou com dor, bloqueando esses sinais que vão para o sistema nervoso.

 

A alegria, acreditemos ou não, é algo plenamente acessível a qualquer ser humano. É claro que para muitas pessoas a vida apresenta desafios monumentais que podem comprometer seriamente sua capacidade de ser feliz.

 

Se na infância, a alegria, a inocência e a felicidade natural com as quais todos nascemos não forem nutridas e estimuladas, rapidamente serão substituídas pela dor, pelo sofrimento e pela infelicidade e essa passará a ser a nossa natureza falsa, por que moldada pelo mundo exterior.

 

Ao longo da vida, temos a tarefa de redescobrir a felicidade que nos é intrínseca e que constitui nossa verdadeira e única natureza.

 

Rir é o primeiro ato social e deve permanecer como a atividade social básica. Se pudermos rir em todo tipo de situação, nos tornaremos capazes de enfrentá-las. Na verdade, se não pudermos rir, também ficaremos impedidos de chorar.

 

 O riso e o choro andam juntos, fazem parte de um mesmo fenômeno: o de ser verdadeiro e autêntico. Só quem pode chorar e rir bem, está vivo!

O riso traz vigor! A ciência médica diz que rir é um dos mais profundos remédios que a natureza providenciou para o homem. Se você puder rir quando estiver doente, obterá logo a saúde de volta. Se você não puder rir, mesmo que esteja saudável, mais cedo ou mais tarde vai perder sua vitalidade.

 

Quando realmente rimos, entramos num profundo estado de meditação, por que o pensar cessa, por que é impossível rir e pensar ao mesmo tempo. Rir e pensar são atos diametralmente opostos: ou se ri ou se pensa.

 

Se você persistir em seus esforços para permanecer positivo e alegre, desenvolverá muito poder e força e, sua recompensa será sua própria felicidade e a paz da mente.

 

 Quando você disciplina a mente passa a ver o lado bom nas coisas, o melhor nas pessoas e em você mesmo, e passa a se sintonizar com o poder que governa todo o universo.Você conquista uma mente amável, tranqüila, mais silenciosa, com autodomínio e confiança.

 

Se um pensamento negativo surge, precisamos substituí-lo imediatamente por um pensamento positivo. Muitas pessoas não têm idéia do que fazer com seus pensamentos negativos, e assim eles permanecem na mente. O segredo é substituí-los!

 

 Geralmente não observamos a mente para ver o que ela está fazendo, para ver se está criando alguma coisa ruim e tola. A vigilância melhora a qualidade de nossos pensamentos! A mente não pensa coisas ruins se está sendo observada. Ela se sente embaraçada quando é “pega” pensando alguma coisa estúpida.

 

Freqüentemente, a mente está muito instável. Quase todas as influências externas podem tirá-la do equilíbrio e nos fazer pensar o que realmente não queremos pensar. Não podemos estabilizar a mente da noite para o dia porque ela ficou muitos anos fazendo o que bem entendia. Se não controlamos a mente, não há nada que possamos controlar.

 

Todos nós temos procurado muito pela alegria felicidade e contentamento, todavia, a verdadeira alegria vem para uma pessoa quando ela se torna livre da carga de sua própria mente. Não importa o que uma pessoa adquiriu ou possui, seus próprios pensamentos podem lhe fazer sentir-se infeliz, ou o contrário, feliz e em paz! É claro que esta libertação é gradual e precisa de muita disciplina, mas vale a pena o trabalho…Pensem nisso! Namastê

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: